O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é uma métrica fundamental para qualquer negócio que busca aumentar suas vendas e fidelizar clientes. Ela representa a porcentagem de visitantes de um site ou loja física que efetivamente realizaram uma compra ou ação desejada, como preencher um formulário de contato ou assinar uma newsletter.

Segundo um estudo da Hubspot, empresas que têm uma taxa de conversão de mais de 10% são consideradas no topo do ranking. Porém, muitas empresas não alcançam essa marca. De acordo com a pesquisa E-commerce Radar 2021, a taxa média de conversão do e-commerce brasileiro é de 1,4%.

Uma das principais razões para uma baixa taxa de conversão é a falta de clareza e objetividade na comunicação. É importante garantir que as informações sobre produtos e serviços estejam facilmente acessíveis tanto no site da loja, com uma navegabilidade intuitiva e rápida, como na loja física com todas as indicações necessárias ao cliente.

Outro fator que pode influenciar na taxa de conversão é o tempo de carregamento do site. Um estudo da Google mostra que a probabilidade de um usuário abandonar um site aumenta em 32% quando o tempo de carregamento vai de 1 a 3 segundos, e sobe para 90% quando o tempo de carregamento ultrapassa os 5 segundos.

A experiência do cliente também é fundamental. Um estudo da Salesforce mostra que 84% dos clientes dizem que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços. Portanto, é importante investir em um atendimento de qualidade, oferecer uma experiência personalizada e valorizar o feedback do cliente.

Sempre é importante lembrar que a taxa de conversão não é uma métrica estática. Ela pode variar ao longo do tempo e deve ser acompanhada de perto. É necessário identificar as causas de queda ou aumento e realizar ações para corrigir ou potencializar esses resultados.

Em resumo, a taxa de conversão é uma métrica essencial para o sucesso de um negócio. Ela representa a eficácia das ações de marketing e vendas e deve ser acompanhada de perto. Para melhorar a taxa de conversão, é necessário investir em comunicação clara e objetiva, experiência do cliente de qualidade, teste e experimentação, além de valorizar o feedback do cliente. Com essas ações, é possível aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, as vendas e a fidelização de clientes.

O que fazer para melhorar a taxa de conversão?

Para melhorar a taxa de conversão, é importante investir em ações que buscam atrair mais visitantes, melhorar o processo de qualificação de leads que chegam até a equipe de vendas e criar estratégias de vendas mais eficazes.

Estudos mostram que a implementação de sistemas de gestão em lojas pode melhorar significativamente as taxas de conversão. De acordo com a National Retail Federation, o uso de tecnologias para melhorar a experiência do cliente pode aumentar as taxas de conversão em até 40%. Dessa forma, vale a pena considerar adotar ferramentas que otimizem o trabalho e impulsione as oportunidades de vendas para que mais conversões aconteçam, possibilitando que os vendedores consigam cultivar um bom relacionamento com seus clientes.

Para isso, a adoção de um sistema que registra e analisa os atendimentos realizados pode ser uma boa alternativa, como o ListaVez, que acompanha a taxa de conversão de sua equipe, identifica os principais motivos de perda de vendas auxiliando na elaboração de estratégias, melhorando a produtividade e os processos em sua empresa.

Esse é um sistema simples, projetado para otimizar seu salão de vendas, mensurar sua taxa de conversão, identificar motivos de queda, manter sua equipe organizada e suas metas sempre à vista. Além disso, com ele é possível atualizar informações com facilidade para não perder nenhuma oportunidade de venda.

Se você ainda não conhece o ListaVez experimente agora e veja como ele pode ajudar a aumentar suas vendas!

software para varejo11

Aumente o faturamento de sua loja com insights valiosos

Termos de uso

Política de privacidade

Termos de uso

Copyright © ListaVez 2022.
Todos os direitos reservados.


Designed by